OBSERVAÇÃO SOBRE O TRABALHO DO ENFERMEIRO EM CAPS I NA ASSISTÊNCIA A PACIENTE ESQUIZOFRÊNICO
Resumo
A esquizofrenia é um transtorno que limita o paciente causando sofrimento ao doente e aos que vive ao seu redor, exigindo cuidados direcionados por profissionais da saúde. O objetivo do estudo está relacionado à assistência de enfermagem aos pacientes esquizofrênicos. Para isto foi necessário analisar os cuidados de enfermagem diante das principais complicações que acometem os pacientes esquizofrênicos; determinar o perfil do paciente esquizofrênico; identificar as principais complicações desenvolvidas; determinar a assistência de enfermagem ao paciente esquizofrênico. A esquizofrenia é uma doença crônica que causa uma significativa incapacidade nos pacientes, tornando-se um grave problema da saúde pública. Seus sinais e sintomas aparecem em diferentes graus e formas variando de paciente para paciente. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa visando estudar a assistência de enfermagem prestada ao paciente esquizofrênico através da aplicação de uma entrevista semiestruturada em três enfermeiras que atuam nos CAPS I (Centro Atenção Psicossocial I), dos Municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua-RJ. Os resultados apresentaram que o enfermeiro tem papel muito importante frente a inclusão social do paciente esquizofrênico. É essencial na vida do portador de esquizofrenia o acompanhamento da família. Quando se tem este acompanhamento com amor e carinho pelo paciente o tratamento obtém mais resultado. O profissional de saúde sempre deve estar por perto orientando e ajudando a família a cuidar do paciente.Palavras-chave: Esquizofrenia, Assistência de Enfermagem, Doença Mental.
Downloads
Referências
- AMARAL, O. L.; et.al. Transtornos Mentais. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães, 2003.
- BALLONE, G, J. Uma realização do núcleo de informática e biomédica. Revista Cérebro e Mente. Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 2003.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: os CAPS. Brasília: MS, 2004.
- CARIOLI, A. V. Protocolo de consultas no CAPS. Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2014.
- ELKIS H. Contribuição para o estudo da estrutura psicopatológica multifatorial da esquizofrenia (tese). Rev Psiq Clin. 1997.
- FOUCAULT, M. A. casa dos loucos. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
- GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Manual de sistematização e normalização de documentos técnicos. São Paulo: Atlas, 1998.
- GOMES, E. C. M. Papel da enfermeira no CAPS. (Pinto, D. & Araújo, L. Entrevistador) Barreiras, Bahia/ Brasil. 2008.
- ABREU, Lilian Oliveira de; NEVES, Muriel Pereira das. Qualidade de vida do portador de esquizofrenia e seus familiares no município de Ilha Solteira - SP. Ilha Solteira - SP, p. 17-37, fev. 2011. Disponível em:
CONHECENDO ONLINE: Biológicas e Saúde, Santo Antônio de Pádua, 1 (1), 19-32, 2014
http://fasapweb.dyndns.org/ojs/
<http://pt.slideshare.net/murielpereiraneves/tcc-completo-12567343>. Acesso em: 05 maio 2014.
- LOUZA NETO, Mario R. Manejo clínico do primeiro episódio psicótico. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. n. 22, p. 45-46. supl.1, 2000.
- MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
- MOLL, Marciana Fernandes. A vida social de pessoas com diagnostico de esquizofrenia, usuárias de um centro de Atenção Psicossocial, Ribeirão Preto, p.11-84, 20 fev. 2008.
- NAVARINI, Vanessa and HIRDES, Alice. A família do portador de transtorno mental: identificando recursos adaptativos. Texto contexto - enferm.[online], v. 17, n. 4, p. 680-688, 2008.
- STUART, Gail W; LAROIA, Michele T. Enfermagem Psiquiátrica - principio e práticas. 6. ed., Artmed, 2001.
- SCAZUFCA, Marcia. Abordagem familiar em esquizofrenia. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. v. 22, suppl.1, p. 50-52, 2000.
- TOWNSEND, M. C. Enfermagem Psiquiátrica Conceitos de Cuidados. 3. ed. Rio de Janeiro: Koogan, 2002.