O IMPACTO DA LIDERANÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Mulher, Mercado de trabalho, Liderança.Resumo
O presente estudo representa uma análise da evolução feminina no mercado de trabalho, isto é, as mudanças do seu trabalho, habilidades que se encaixam no seu novo perfil profissional e suas principais características no ambiente organizacional.
Atualmente as mulheres não procuram apenas um trabalho para auxiliar suas necessidades particulares, elas procuram algo que a satisfaçam, com isso elas vem se especializando e ocupando diversas áreas, várias funções e se sobressaindo cada vez mais nas realizações, conquistam a confiança do empregador e de sua equipe, demonstram coragem, força e objeção.
Pesquisas comprovam recentemente que as mulheres são consideradas mais eficientes para assumir cargos de lideranças, pois com sua competência e simpatia se tornam peças importantes para a organização, cativam mais sua equipe e
atingem resultados significativos. O presente artigo tem por objetivo geral evidenciar a evolução da atuação da mulher no mercado de trabalho e seus impactos na vida social. E objetivos específicos de apresentar sua evolução no mercado de trabalho e estabilidade financeira, dificuldades e conquistas encontradas no exercício de suas atividades profissionais e o perfil da liderança feminina, suas habilidades e características.
A pesquisa apresentada será descritiva, sobre o tema da evolução da mulher no mercado de trabalho, apresentando sua evolução no mercado de trabalho, que começou a ocorrer após a Primeira e Segunda Guerra mundial, as dificuldades encontradas, relatando o peso dos costumes, os preconceitos enfrentados, suas conquistas ao longo do tempo, suas habilidades e seus estilos de liderança.
Buscou-se comparar estatísticas de vários indicadores para análise da entrada da mulher no mercado de trabalho e seu papel no desenho de carreira nas organizações. Além de livros foram consultados também sites, artigos científicos e dissertações de mestrado auxiliando na compreensão dos instrumentos de gestão de carreira feminina.
Foram muitos os desafios, preconceitos e conquistas ao longo dos anos. A classe feminina vem provando suas competências com profissionalismo, habilidade de trabalho em equipe e criatividade. Melhor que isto, ela está rompendo as barreiras do preconceito e ganhando um espaço cada vez maior no mercado.
A liderança está sendo conquistada aos poucos, as características femininas estão se destacando em meio as organizações e se tornando um diferencial. Com a mudança cultural que vem acontecendo lentamente, está sendo cada vez mais comum encontrar mulheres assumindo o papel de líder.
Conclui-se assim, que, com as diferenças entre lideranças masculinas e femininas, ambas estão focadas na evolução de suas equipes e respectivamente de suas organizações. Novos estilos próprios de liderar estão sendo criados, já que não basta ter somente domínio técnico, é necessário interagir com pessoas e ser competente no que faz para se destacar no concorrente mercado de trabalho.
E com toda essa evolução em relação à liderança, as empresas estão usando como vantagem competitiva o que antes eram consideradas fraquezas femininas, estão agregando maior delicadeza, intuição e versatilidade aos seus processos de gestão, tornando-as mais completas e complementares, e as mulheres, estão cada vez mais importantes nas organizações, obtendo melhores resultados e se tornando ainda mais competitivas.
Downloads
Referências
APARÍCIO, Ingrid. Desenvolvimento de carreira: o Papel da Mulher na Organização. [S.l.], 2009. Disponível em:
<http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/marcello/14.pdf>, acessado em 08 de outubro de 2013.
ARAUJO, Luís César G. de. As mulheres no controle do mundo – elas têm influência em todas as esferas, da política à comunicação. Forbes Brasil, São Paulo, 2004.
BESSA, Karl Adriana Martins. Papel da Mulher na sociedade ao longo da história. São Paulo: Companhia de letras, 1996.
BINI, Eneida. Executivas precisam escolher entre carreira e família. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.canalrh.com.br/Mundosgestaocarreira_artigo.asp?o=%7BBBB747BA-4F5F-47CD-A05A-0C70C5195757%7D>. Acessado em 11 de Junho de 2013.
BRAUN. Marcos. Um salto alto na gestão: A importância da mulher na assertividade das empresas. Fortaleza, [entre 2000 e 2013].Disponível em: <http://www.marcosbraun.com.br/novosite/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=285:um-salto-alto-na-gestao-a-importancia-da-mulher-na-assertividadedasempresas&catid=40:artigosmb&Itemid=214%20Acessado%20em%2025%20de%20agosto%20de%202013>. Acessado em 12 de Agosto de 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
.