AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TIJOLO SOLO-CIMENTO

Autores

  • Mateus Carvalho Amaral; Carvalho Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • José Nilson França de Holanda Universidade Estadual do Norte Fluminense

Resumo

Neste trabalho, o resíduo de cinza de bagaço de cana-de-açúcar (CBC) foi submetido à caracterização tecnológica e avaliado quanto à viabilidade de ser incorporado na composição da mistura solo-cimento, em substituição parcial do cimento, para ser empregado como um novo material cimentício, mais especificamente na fabricação de tijolos solo-cimento. Corpos de prova cilíndricos de solo-cimento, contendo 0%, 10%, 20% e 30% em peso de resíduo de CBC em substituição ao cimento, e com teor de umidade de 16%, foram fabricados por prensagem uniaxial. Foi utilizada uma carga de duas toneladas e os procedimentos descritos na NBR 12024 (1992) - Solo-cimento - Método A. Os corpos de prova resultantes foram submetidos ao processo de cura em câmara úmida por 28 dias. Depois de curados, foram caracterizados em termos de resistência à compressão simples, absorção de água, massa específica aparente e variação dimensional. Os resultados mostraram que a incorporação de resíduo de CBC reduziu a resistência à compressão e absorção de água das misturas. Já a densificação da mistura não foi influenciada pela incorporação. Pode ser visto que todos os traços estudados são viáveis para a fabricação do tijolo solo-cimento de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 10834 (2013) - Bloco vazado de solo-cimento sem função estrutural. Portanto, a incorporação de resíduo de CBC em mistura solo-cimento é muito atraente para produção de solo-cimento, porque contribui com a diminuição da poluição causada por este abundante resíduo e ainda promove uma redução no custo do produto final.
Palavras-chave: Solo-cimento, Tijolo, Incorporação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Materiais pozolânicos: NBR 12653. Rio de Janeiro, 2012.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos: NBR 12024. Rio de Janeiro, 2012.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Bloco vazado de solo-cimento. Especificação. Método de ensaio: NBR 10834. Rio de Janeiro, 2013.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Bloco vazado de solo-cimento. Determinação da resistência à compressão e a absorção de água. Método de ensaio: NBR 10836. Rio de Janeiro, 2013.

- BANCO NACIONAL DA HABITAÇÃO / CEPED. Tijolos maciços de solo-cimento: fabricação e utilização. Rio de Janeiro,1985. 20 p. ilust.

- BORLINI, M. C.; MENDONÇA, J. L. C. C.; VIEIRA, C. M. F; MONTEIRO, S. N. Influência da temperatura de sinterização nas propriedades físicas, mecânicas e macroestruturais de cerâmica vermelha incorporada com cinza de bagaço de cana-de-açúcar. Matéria, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 433-441, 2006.

- FIQUEROLA, V. Alvenaria de solo-cimento. Revista Téchne, São Paulo, n. 85, 2004.

- FREIRE, M.N.; SOUSA, S. J. G.; HOLANDA, J. N. F. Using eggshell in red wall tiles. Waste and Resource Management, n. 161, p. 23-27, 2008.

- FREITAS, E. S. Caracterização de cinza de bagaço da cana-de-açúcar do município de Campos dos Goytacazes para uso na construção civil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Norte Fluminense- UENF. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. 97 p.

- PARANHOS, R. J. S. Aproveitamento de resíduos de cinzas da cana de açúcar em massas cerâmicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2010. 98 p.

- SOUZA, T. I; CARDOSO, A. V. Utilização de Resíduos Sólidos da Indústria de Celulose Kraft na Fabricação de Cimento:Caracterização Físico-Química, 18º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Porto de Galinhas, PE, 2008.

- TEIXEIRA, R. S.; SOUZA, A. E.; SANTOS, G. T. A.; PENA, A. F. V. Sugarcane bagasse ash as a potential quartz replacement in red ceramic. Journal of the American Ceramic Society, n. 91, p. 1883 – 1887, 2008.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Amaral, M. C. A. C., & Holanda, J. N. F. de. (2015). AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TIJOLO SOLO-CIMENTO. Conhecendo Online, 1(1). Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/6

Edição

Seção

Exatas e Engenharias