A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Cardoso Barreto Assumpção Silvani Universidade Iguaçu – Campus V
  • Carvalho de Souza Arandir Universidade Iguaçu – Campus V; Docente do Faculdade Santo Antônio de Pádua
  • Cardoso dos Santos Fabio Educador Físico. Professor de Educação Física da Pré-Escola e Ensino Fundamental do Colégio Primeiros Passos

Palavras-chave:

Música - Educação infantil, Música - Pré escola

Resumo

A música é passa de geração em geração sendo uma das linguagens mais antigas da humanidade, fazendo parte de nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento socioafetivo, psicomotor, cognitivo e linguístico, além de facilitador o processo de ensino e aprendizagem e é uma grande aliada ao crescimento saudável. Este ensaio teve o objetivo de descrever a importância da música na pré-escola. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica de artigos concernentes ao tema proposto. Sendo assim, conclui-se que, A educação infantil é uma etapa em que a criança encontra-se em fase de desenvolvimento, adquirindo conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. A música atua como meio facilitador na descoberta de novos conhecimentos na infância contribuindo na formação da criança através dos estímulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cardoso Barreto Assumpção Silvani, Universidade Iguaçu – Campus V

Pedagoga. Fisioterapeuta. Docente do Curso de Fisioterapia e Odontologia da Universidade Iguaçu

Carvalho de Souza Arandir, Universidade Iguaçu – Campus V; Docente do Faculdade Santo Antônio de Pádua

Enfermeiro. Docente do Curso de Enfermagem e Medicina da Universidade Iguaçu. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio de Pádua

Cardoso dos Santos Fabio, Educador Físico. Professor de Educação Física da Pré-Escola e Ensino Fundamental do Colégio Primeiros Passos

Educador Físico. Professor de Educação Física da Pré-Escola e Ensino Fundamental

Referências

AMATO, R. C. F. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Revista Opus. N. 12, 2006.

ANDRADE, M. Pequena história da música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BAUMER, E. R. A música no ensino da arte: relações entre linguagens ou interdisciplinaridade? Poiésis, Tubarão, Número ESPECIAL: SIMFOP/EDUCS, p. 161 – 175, 2012 http://docplayer.com.br/9372394-A-musica-no-ensino-da-arte-relacoes-entre-linguagens-ou-interdisciplinaridade.html

COPETTI, A. A. O.; ZANETTI, A.; CAMARGO, M. A. S. A música enquanto instrumento de aprendizagem significativa: a arte dos sons. XVI Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão. Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ – RS, 2011.

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200

FERREIRA, D. A importância da música na Educação Infantil. 38 fls. 2002. Monografia de Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes – UCAM. Rio de Janeiro, 2002.

LIMA, C. S.; MELLO, L. M. A importância da música no processo de aprendizagem. Ciência Atual. Rio de Janeiro. Volume 1, Nº 1, 2013.

MORANDI, C. A dança e a educação do cidadão sensível. In: STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Papirus Editora, 2006.

NAPOLITANO, M. História & música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95,mar.2009

REBELO, H., & BONITO, J. (2012). Pensar a educação: contributos da filosofia na procura da qualidade. In: M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 310-316). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (pp. 310-316), 2012

SOLER, K. I. S. A música na educação infantil: um estudo das EMEIS e EEIS da cidade de Indaiatuba – SP. 242 fls. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Silvani, C. B. A., Arandir, C. de S., & Fabio, C. dos S. (2019). A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA. Conhecendo Online, 5(1), 1–12. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/75

Edição

Seção

Biológicas e Saúde