A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA
Palavras-chave:
Música - Educação infantil, Música - Pré escolaResumo
A música é passa de geração em geração sendo uma das linguagens mais antigas da humanidade, fazendo parte de nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento socioafetivo, psicomotor, cognitivo e linguístico, além de facilitador o processo de ensino e aprendizagem e é uma grande aliada ao crescimento saudável. Este ensaio teve o objetivo de descrever a importância da música na pré-escola. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica de artigos concernentes ao tema proposto. Sendo assim, conclui-se que, A educação infantil é uma etapa em que a criança encontra-se em fase de desenvolvimento, adquirindo conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. A música atua como meio facilitador na descoberta de novos conhecimentos na infância contribuindo na formação da criança através dos estímulosDownloads
Referências
AMATO, R. C. F. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Revista Opus. N. 12, 2006.
ANDRADE, M. Pequena história da música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BAUMER, E. R. A música no ensino da arte: relações entre linguagens ou interdisciplinaridade? Poiésis, Tubarão, Número ESPECIAL: SIMFOP/EDUCS, p. 161 – 175, 2012 http://docplayer.com.br/9372394-A-musica-no-ensino-da-arte-relacoes-entre-linguagens-ou-interdisciplinaridade.html
COPETTI, A. A. O.; ZANETTI, A.; CAMARGO, M. A. S. A música enquanto instrumento de aprendizagem significativa: a arte dos sons. XVI Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão. Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ – RS, 2011.
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200
FERREIRA, D. A importância da música na Educação Infantil. 38 fls. 2002. Monografia de Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes – UCAM. Rio de Janeiro, 2002.
LIMA, C. S.; MELLO, L. M. A importância da música no processo de aprendizagem. Ciência Atual. Rio de Janeiro. Volume 1, Nº 1, 2013.
MORANDI, C. A dança e a educação do cidadão sensível. In: STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Papirus Editora, 2006.
NAPOLITANO, M. História & música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95,mar.2009
REBELO, H., & BONITO, J. (2012). Pensar a educação: contributos da filosofia na procura da qualidade. In: M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 310-316). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (pp. 310-316), 2012
SOLER, K. I. S. A música na educação infantil: um estudo das EMEIS e EEIS da cidade de Indaiatuba – SP. 242 fls. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2008.