O PROCESSO EVOLUTIVO DA ADMINISTRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
Resumo
A Administração teve sua primeira teoria, em termos cronológicos na
Administração Científica, com o engenheiro americano Frederick Winslow
Taylor, cuja ênfase era nas tarefas, na divisão do trabalho, no aumento da
remuneração, na busca por resultados satisfatórios no ambiente produtivo,
gerando uma produção excessivamente robotizada e monótona. Posteriormente,
na Escola Clássica, Henri Fayol percebeu que o aumento da produtividade não
seria possível somente através do foco nas tarefas. Era necessário dar
condições ao trabalhador para obterem-se resultados. E, em função desta
realidade, direcionou seus estudos para a importância da estrutura
organizacional para um bom êxito na produção, ou seja, se o objetivo era bons
resultados, seria indispensável proporcionar a infraestrutura adequada para que
o trabalhador alcançasse o resultado almejado. Tais estudiosos foram de grande
importância para a evolução da Administração, mas deram muita ênfase aos
aspectos técnicos, à versão mecanicista das empresas, o que resultou em
resultados positivos temporários, já que as empresas são feitas de pessoas que
precisam ser motivadas e valorizadas por suas atividades no ambiente
organizacional. E é compreendendo a importância da valorização das pessoas
no cenário empresarial, que surge a abordagem comportamental, em 1920,
através de Mary Parket Follet, que já publicava estudos e fazia palestras sobre
liderança, motivação, a forma adequada de lidar com as pessoas, de dar ordens,
a importância da coesão dos grupos, da vivência harmoniosa no trabalho, enfim,
mostrava ao universo administrativo que não basta o foco nas tarefas, uma boa
estrutura de trabalho e aumentos de remuneração; é preciso também valorizar o
capital humano das organizações. O presente artigo tem como objetivo analisar
a evolução administrativa, relatando a contribuição de seus estudiosos e
mostrando a necessidade contemporânea da Administração em valorizar os
profissionais para alcançar o sucesso no mercado; afinal, se uma empresa é
formada por pessoas, é fundamental que estas trabalhem motivadas e
conscientes de sua importância para aquela. Com um perfil dissertativo,
embasado em referencial teórico, este trabalho aborda a Teoria da
Administração Científica, a Escola Clássica, a Abordagem Comportamental, a
Teoria das Relações Humanas e o conceito de Capital Humano. A conclusão
que se pretende relatar está direcionada à importância da motivação e da
satisfação humana para alcançar os objetivos organizacionais, que não se
encontram somente em remuneração satisfatória e boas condições de trabalho,
mas sim no reconhecimento, no ambiente harmonioso de trabalho, enfim, nas
positivas relações humanas no ambiente organizacional, que proporcionam ao
trabalhador a consciência de que é parte integrante de uma organização e um
verdadeiro colaborador dos resultados alcançados.
Palavras-chave: Administração, Organizações, Pessoas.
Downloads
Referências
BERNARDES, C.; MARCONDES, R. C. Teoria Geral da Administração - gerenciando organizações. 3. ed. rev. e amp. São Paulo: Saraiva, 2006.
- CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
- FAYOL, H. Administração Industrial e Geral. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1975.
- FRANÇA, A.C.L. Comportamento Organizacional - conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.
- LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2009.
- MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos. 6. ed. São Paulo: Futura, 2002.
- MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração - da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
- MOTTA, F. C. P. Teoria das Organizações - evolução e crítica. São Paulo: Pioneira, 1986.
- WAGNER; HOLLENBECK. Comportamento Organizacional - criando vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.