A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TRAÇADO DE UMA PONTE PARA A MOBILIDADE URBANA
Palavras-chave:
mobilidade urbana - traçado, Ponte Paulino PadilhaResumo
A ponte Paulino Padilha, situada em Santo Antônio de Pádua/RJ, faz parte de uma Rodovia Federal, a BR-393, rodovia esta que possui 400 km de extensão, interligando 19 municípios e outras rodovias federais e estaduais ela precisa que seu escoamento rodoviário tenha um bom fluxo de trânsito. Construída as margens do Rio Pomba, seu acesso é feito perpendicularmente fazendo curva de raio curto, causando vários transtornos aos usuários como, por exemplo, caminhões grandes apresentam dificuldade para acessarem a ponte pela margem direita do rio, no sentido até a rodoviária. Cabe destacar que o trevo que antecede a ponte é confuso, gerando diversos acidentes ao logo de sua história, sendo alguns até graves. É sabido que, a construção desta ponte não foi otimizado pelas variáveis de projeto, desde a avaliação do impacto ambiental como no próprio trânsito em si. Com o avançar dos tempos, a mobilidade urbana vem se tornando uma crescente no desenvolvimento das cidades, demonstrando a necessidade de um planejamento e organização dos espaços para que hajam maneiras mais eficientes para os deslocamentos das pessoas. Entretanto, existem fatores que fogem da parte técnica de desenvolvimento da construção da ponte, como os fatores políticos e financeiros, que podem mudar todo o rumo da sua construção. Sendo assim trabalhou-se um pré-dimensionamento do traçado original considerando menor intervenção ao meio ambiente e também, uma possível solução para o trafego de entrada de saída da ponte.
Palavras-chave: mobilidade urbana; traçado; Ponte Paulino Padilha.
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