REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PETROPÓLIS A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Enoghalliton de Abreu Arruda Fasap - Facauldade Santo Antônio de Pádua
  • Josely Ferreira Ribeiro Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Jéssica de Abreu Arruda Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Antônio Henrique Nunes Ribeiro Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Gessiedna Pereira de Souza Silva Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Palavras-chave:

Formação de Professores, Plano Nacional de Educação, Política Nacional de Formação de Professores

Resumo

Os desafios no cenário atual do docente no Brasil apontam necessidades da valorização desse profissional considerando às políticas educacionais e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Este artigo visa refletir a formação docente no município de Petrópolis a partir das metas 15 e 16 do Plano Nacional da Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência o PNE e as propostas contidas em relação a formação e valorização docente. Considero que as metas propostas para a formação deve ser uma preocupação e, também responsabilidade, de todos os envolvidos no contexto, além disso, é preciso compreender. Outra preocupação está em compreender o momento social, econômico, político e cultural em que as ações propostas são expostas, é perceber os diversos atravessamentos, que não contribuem para o avanço no saber e fazer docente, mas sim mantém por muitos anos, as mesmas transformações no cenário educacional. Em suma, na execução do PME é preciso pensar e executar ações sólidas para a efetividade das políticas de formação e valorização do trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Enoghalliton de Abreu Arruda, Fasap - Facauldade Santo Antônio de Pádua

Doutorando

Josely Ferreira Ribeiro, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Doutoranda

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Doutora

Jéssica de Abreu Arruda, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Mestranda

Antônio Henrique Nunes Ribeiro, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Doutorando

Referências

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

Arruda, E. de A., Ribeiro, J. F., Hora, D. M., Arruda, J. de A., Ribeiro, A. H. N., & Silva, G. P. de S. (2020). REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PETROPÓLIS A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conhecendo Online, 6(1), 160–169. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/90

Edição

Seção

Humanas e Sociais