Gestão do conhecimento

uma estratégia de valor para as empresas

Autores

  • Jeuziane Duarte Lamim FASAP

Resumo

Hoje, no contexto das organizações, muito se fala em conhecimento e se preocupa com a sua gestão. E quando se fala em Gestão de Conhecimento, vários são os termos que vêm à tona: conhecimento, as diversas formas de obtenção e transferência de conhecimento, inovação, capital intelectual, capital humano, capacidade inovadora, aprendizagem organizacional, educação corporativa, ativos intangíveis dentre muitos outros que têm feito parte do linguajar dos gestores das organizações modernas, preocupadas com seus níveis de competitividade. Para tanto, objetiva-se com esta pesquisa apontar a Gestão do Conhecimento como uma estratégia central para desenvolver a competitividade das empresas, através do estabelecimento de regras para a seleção dos conhecimentos considerados estratégicos para as organizações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e sites na internet, a partir de uma investigação teórica, utilizando uma metodologia teórico-conceitual nas áreas de Gestão do Conhecimento, Inovação e Competitividade nas Organizações, em busca dos melhores conceitos e fundamentos para um melhor desenvolvimento desta pesquisa. A Gestão do Conhecimento contribui para uma melhor eficácia das práticas exercidas nas empresas, evitando assim erros e desperdícios, além de proporcionar inovações capazes de gerar maior produtividade, lucratividade, desenvolvimento da força de trabalho e consequentemente maior competitividade.

 

 

Palavras-chave: Conhecimento; Inovação; Competitividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Duarte Lamim, J. (2022). Gestão do conhecimento: uma estratégia de valor para as empresas. Conhecendo Online, 7(1), 135–149. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/97

Edição

Seção

Humanas e Sociais