DIAGNÓSTICOS DA PSICOSE DA VIDA COTIDIANA

Autores

  • Rosane de Albuquerque Costa Universidade Estácio de Sá
  • Beatriz Guimarães Leal Almeida Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, Psicose Contemporânea, Psicanálise

Resumo

 Em razão do surgimento de novas manifestações sintomáticas em casos de psicose, e por serem estas muito particulares a cada indivíduo, viu-se a importância de se  discutir a respeito da interminável catalogação dos sintomas, e a dificuldade que isso implica ao estabelecimento de um diagnóstico adequado na clínica atual, uma vez que esses manuais baseiam-se em sintomas superficiais, e não nos permitem estabelecer um diagnóstico mais próximo da verdade em casos onde a identificação do que é sintoma só pode ser feita através de uma análise minuciosa desses detalhes particulares em cada caso. Para tal, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema que nos possibilitou descrever a configuração das psicoses ordinárias,  utilizando de casos clínicos para demonstrar a forma diferenciada dessas manifestações sintomáticas, permitindo também que fosse desenvolvida uma discussão à cerca do que foi modificado nos manuais em relação a psicose, e a ineficácia desses manuais em levar em consideração o que há de singular em cada sujeito. Como resultado, chegamos a conclusão de que as novas psicoses exigem que lhes seja direcionadas uma escuta diferenciada e pormenorizada que nos permita identificar se de fato estamos lidando com uma estrutura psicótica, e de que maneira o quadro psicótico deste, ou daquele sujeito está sendo deflagrada.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane de Albuquerque Costa, Universidade Estácio de Sá

Universidade Estácio de Sá, Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, Coordenadora do Laboratório de Práticas Sociais e Saúde - Universidade Estácio de Sá, Coordenadora do curso de Pós Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Universidade Estácio de Sá, Coordenadora do MBA de Gestão e Administração Hospitalar, SND - Supervisora Nacional de Disciplina

Beatriz Guimarães Leal Almeida, Universidade Estácio de Sá

Universidade Estácio de Sá, Graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá

Referências

ARAÚJO, Álvaro Cabral, & LOTUFO NETO, Francisco. (2014). A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 16(1), 67-82. Recuperado em 23 de julho de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007&lng=pt&tlng=pt.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-10. Recuperado em 26 de Julho de 2018, de www.datasus.gov.br/cid10/v2008/cid10.htm.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-11. World Health Organization, 2018.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais DSM-IV. São Paulo: Manole, 1994.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LACAN, J. (1998). De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose. In J. Lacan, Escritos (pp. 537-590). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1959)

LEADER, D. O que é loucura? Delírio e sanidade na vida cotidiana. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro. Zahar, 2013.

MILLER, Jacques-Alain. (2010) Efeito do Retorno à Psicose Ordinária. Opção Lacaniana On-line Nova Série. v. ano 1, n. número 3, 2010. Recuperado em 24 de Junho de 2018 de http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero3/texto1.html.

ROSA, Márcia. (2009). A psicose ordinária e os fenômenos de corpo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 12(1), 116-129. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142009000100008.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Costa, R. de A., & Almeida, B. G. L. (2020). DIAGNÓSTICOS DA PSICOSE DA VIDA COTIDIANA. Conhecendo Online, 6(1), 112–124. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/87

Edição

Seção

Humanas e Sociais