A GESTÃO EFICAZ DE CONFLITOS EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR
O Papel do Professor como Mediador e Facilitador.
Resumo
O papel ativo dos professores como mediadores e facilitadores, no uso das estratégias de comunicação e mediação para criar um ambiente de aprendizado pacífico e produtivo, é essencial para a gestão eficaz de conflitos em sala de aula. Portanto, este trabalho visa analisar o papel do professor na gestão de conflitos em sala de aula e como eles podem melhorar suas habilidades de mediação e facilitação para criar um ambiente educacional mais saudável. O estudo foi baseado em pesquisas em livros, artigos de periódicos e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação sobre assuntos relacionados à gestão de conflitos nas escolas, especialmente durante as aulas. Os tópicos abordados incluíram o conceito de conflito e sua classificação, as razões pelas quais os conflitos podem surgir nas aulas e os métodos mais eficazes para gerenciar esses conflitos. Os professores ajudam a construir uma comunidade escolar mais cooperativa e respeitosa ao ensinar habilidades de mediação e resolução de conflitos aos alunos. O uso de técnicas de gestão de conflitos melhora o ambiente de aprendizagem e prepara os alunos para lidar com desafios sociais e emocionais com competência e confiança.
Palavras-chave: Conflitos; Mediação; Facilitação.
Downloads
