A GESTÃO EFICAZ DE CONFLITOS EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR

O Papel do Professor como Mediador e Facilitador.

Autores

  • Jeuziane Duarte Lamim FASAP

Resumo

O papel ativo dos professores como mediadores e facilitadores, no uso das estratégias de comunicação e mediação para criar um ambiente de aprendizado pacífico e produtivo, é essencial para a gestão eficaz de conflitos em sala de aula. Portanto, este trabalho visa analisar o papel do professor na gestão de conflitos em sala de aula e como eles podem melhorar suas habilidades de mediação e facilitação para criar um ambiente educacional mais saudável. O estudo foi baseado em pesquisas em livros, artigos de periódicos e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação sobre assuntos relacionados à gestão de conflitos nas escolas, especialmente durante as aulas. Os tópicos abordados incluíram o conceito de conflito e sua classificação, as razões pelas quais os conflitos podem surgir nas aulas e os métodos mais eficazes para gerenciar esses conflitos. Os professores ajudam a construir uma comunidade escolar mais cooperativa e respeitosa ao ensinar habilidades de mediação e resolução de conflitos aos alunos. O uso de técnicas de gestão de conflitos melhora o ambiente de aprendizagem e prepara os alunos para lidar com desafios sociais e emocionais com competência e confiança.

Palavras-chave: Conflitos; Mediação; Facilitação.

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Revista Científica da Fasap

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

Duarte Lamim, J. (2025). A GESTÃO EFICAZ DE CONFLITOS EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR : O Papel do Professor como Mediador e Facilitador. Conhecendo Online, 9(1), 15. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/154

Edição

Seção

Humanas e Sociais